Guia com tudo o que você precisa saber sobre o MDF e como usar esse material

01/03/2024min de leitura

Você já ouviu falar do material MDF? Muito usado principalmente na fabricação de móveis, revestimentos e itens artesanais, esse tipo de madeira é conhecido por combinar estética e funcionalidade da melhor maneira. Além disso, a madeira MDF também é muito usada na decoração e composição de ambientes interiores por conta da sua versatilidade e do preço competitivo. 


Esse material surgiu no mercado nos anos 1997 como uma alternativa a madeira aglomerada, ganhando um grande destaque na composição de móveis, complementos e até mesmo na arquitetura. Além do MDF ser um produto ecologicamente correto, por ser mais barato do que a madeira natural, ele substitui com êxito vários usos da madeira na decoração de interiores. Por conta disso, é essencial entender tudo sobre o MDF para usar o material da melhor forma possível, entregando produtos de excelência para os clientes.


Cada matéria-prima conta com suas características únicas e esse tipo de informação pode, muitas vezes, ser difícil de encontrar. Por isso, a Nova Época Imóveis preparou esse guia que concentra todos os dados que você precisa saber para entender como usar o MDF! Para mais informações sobre outras matérias-primas que podem constituir a decoração da sua casa, não deixe de nos acompanhar aqui no blog


Afinal, o que é o MDF?


Antes de mais nada, precisamos entender tudo sobre essa matéria-prima. O significado da sigla MDF é Medium Density Fiberboard, que em português significa placa de fibra de média densidade. Esse material consiste em nada mais do que uma mistura de fibras de madeira prensadas com acréscimo de resinas sintéticas e aditivos para dar a liga necessária, passando por um processo de aglutinação.


Depois desse processo, as chapas são coladas umas sobre as outras com resina e fixadas à pressão. As placas de MDF resultam em material de aspecto homogêneo e textura suave, que podem ser usadas na construção de diversos móveis e elementos de decoração. Por serem totalmente homogêneas, as placas de MDF não apresentam nódulos em seu interior, o que permite que cortes sejam feitos em todas as direções, facilitando o design de cada peça.


Conforme comentamos mais acima, este é um material leve e resistente, fácil de manusear e transportar, mas que precisa de alguns cuidados, como: não colocar muito peso sobre ele, não arrastar objetos e evitar o contato com a água, pois apesar de resistentes à umidade, não toleram o contato direto com líquidos. As placas de MDF podem ser pintadas ou laqueadas, oferecendo uma grande variedade de personalização dos espaços através das cores. 


Qual a diferença entre MDF e MDP?


A principal diferença entre o MDF e o MDP está na fabricação da chapa, uma vez que o MDP vem de Medium Density Particleboard, ou seja, tem um painel de partícula de média densidade. Logo, esse material é composto por três camadas de partículas de madeira, o que permite que ele seja fabricado em grande escala, sendo mais econômico do que o MDF. 


Porém, o MDF é mais indicado quando são necessários cortes variados em qualquer sentido, além de ser mais versátil, flexível e resistente ao calor. 


Vantagens de usar o MDF


O MDF oferece inúmeras vantagens, podendo ser usado para vários propósitos diferentes, principalmente na fabricação de móveis e em projetos de marcenaria planejada, por exemplo. Agora apontaremos alguns dos principais pontos positivos do uso desse material:

 

  • Versatilidade – o MDF pode ser usado de muitas formas diferentes, desde a montagem de móveis para a casa até a fabricação de caixas decorativas. Revestimento de paredes, móveis e portas são exemplos de como usar esse material em casa, pois ele é altamente maleável e possibilita diferentes cortes e moldes;
  • Custo-benefício – uma das principais vantagens é o ótimo custo-benefício do MDF, pois ele se torna um material muito mais baratos que outros encontrados no mercado, uma vez que consegue copiar outros padrões, deixando a obra mais em conta do que se fosse usada a madeira maciça ou a pedra decorativa;
  • Sustentabilidade – por usar fibras de madeira e resina, o MDF é uma escolha ecológica em comparação à madeira maciça. A produção do MDF geralmente usa resíduos de madeira, contribuindo para a redução do desperdício;
  • Resistência – apesar da sua densidade média e de ser um material relativamente leve, o MDF é mais resistente e suporta cargas e impactos moderados. Além disso, é menos propenso a rachaduras e fendas do que a madeira natural;
  • Variedade de padrões – por existir uma infinidade de cores, texturas e estilos em cada marca, algumas até mesmo imitando madeira e pedras, é possível fazer seu uso nos mais diversos estilos de decoração.


Oura vantagem importante que se destaca é o MDF ser menos suscetível a deformações em comparação com a madeira natural, o que o torna uma ótima escolha para aplicações que exigem maior durabilidade. Logo, é recomendado que se aposte nesse material para aproveitar de todos os benefícios citados! 


Onde usar o MDF em casa?


Na maioria das vezes, o MDF é encontrado em móveis, porém, também pode ser usado em revestimentos de paredes, portas, divisórias e até mesmo em peças artesanais. Agora apontaremos onde mais esse material pode ser usado em casa:


Móveis 


O MDF pode ser usado em móveis para a cozinha, para a sala, para o escritório ou para o quarto, atualmente já existem peças de MDF cheias de estilo para mobiliar sua casa. A variedade de designs se destaca e o MDF pode ser usado para fazer mesas, aparadores, cabeceiras de cama, escrivaninhas, cômodas e painéis para TV.


Revestimento de paredes


O tamanho mais comum dos painéis para revestir a parede é de 1,85 x 2,75m, porém, existem marcas que trabalham com dimensões maiores, como 2,10 x 2,75m. Isso diminuirá o número de emendas, permitindo que os painéis ainda sejam usados para isolamento acústico. 


Portas


Portas internas e externas também costumam ser frequentemente feitas de MDF, por conta da sua estabilidade e capacidade de receber pintura. Porém, caso você busque uma maior segurança, é recomendado que se opte por usar o material somente em portas que fiquem no ambiente de dentro da sua casa.


Prateleiras e nichos


O MDF também é uma excelente escolha para a fabricação de nichos para quartos e salas, assim como prateleiras. Por isso, se certifique de escolher a espessura adequada, pensando para o que você usará estes elementos, seja para apoiar livros, quadros ou outros adornos. 


Artesanato em MDF


Com o seu fácil manuseio e custo mais acessível, o artesanato em MDF tem ganhado cada vez mais popularidade. Logo, é possível criar diversos itens decorativos, como quadros, esculturas, caixas organizadoras, letreiros, suportes, entre outros. Em lojas de ferragens, é possível encontrar modelos já cortados e prontos para serem customizados.


A Nova Época Imóveis espera que você tenha conseguido compreender como usar o MDF para moldar os ambientes da sua casa e como o uso desse material pode trazer vantagens. Não deixe de nos acompanhar aqui no blog e em nossas redes sociais para mais dicas sobre o mercado imobiliário e de decoração!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":